Milligan/Eiffage
A Milligan, promotor imobiliário inglês, estabeleceu uma parceria com um dos mais importantes grupos de construção europeu, a Eiffage para implantar, no Barreiro, um conceito inovador que combine centro comercial e retail park.
A MediaTrust foi a agência de comunicação escolhida para acompanhar todo o processo, dá-lo a conhecer passo a passo - junto dos media e, consequentemente, do público-alvo - desde a assinatura do acordo da parceria inicial ao pleno funcionamento do Barreiro Retail Planet.
Mais do que comunicar a construção e abertura de mais um centro comercial, a estratégia foi a de comunicar este espaço como um novo conceito comercial: o planeta das compras, que reúne de forma inovadora um centro comercial, um retail park e uma zona de restauração. Em paralelo, comunicámos o empreendimento como sendo socialmente responsável e com elevada preocupação ambiental, numa lógica subjacente de melhorar a qualidade de vida dos habitantes da região. Projetaram-se lojas e espaços ao ar livre, complementados por zonas verdes, numa coexistência bastante equilibrada.
O investimento avultado e a criação de emprego serviram também de âncoras para muitas notícias, numa altura em que o país atravessava já uma grave crise económica e financeira.
Desde o início da parceria das empresas responsáveis pela construção do Barreiro Retail Planet, até à inauguração – que contou com a presença da então Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André - e abertura do espaço comercial, a MediaTrust foi criando vários momentos de comunicação, de forma a alimentar os media e dar a conhecer aos moradores da região o novo projeto, suscitando a curiosidade das pessoas.
A 14 de Outubro de 2009, foi realizada uma cerimónia de lançamento da primeira pedra, com a presença do autarca do Barreiro, Carlos Humberto, organizada e comunicada pela MediaTrust.
Três semanas mais tarde, e com o objetivo muito particular de seduzir novos lojistas a integrarem o projeto, foi organizado um evento de apresentação do Barreiro Retail Planet, no exclusivo espaço Silk, em Lisboa.
A pouco mais de seis meses da abertura do centro comercial, a MediaTrust convidou o presidente da Câmara do Barreiro a visitar as obras. A ação contou também com a presença dos promotores e serviu para anunciar que a inauguração iria acontecer na segunda quinzena de Novembro (de 2010).
Seguiu-se, em Julho (de 2010), a cerimónia de entrega simbólica das chaves aos lojistas, evento que, além de pretender lembrar o público que um novo centro comercial estava prestes a abrir, tinha também como objetivo atrair potenciais lojistas.
Um novo momento de comunicação foi a comunicação da abertura ao público do Barreiro Retail Planet, prevista para 17 de Novembro. A cerca de duas semanas da abertura, foi convocada uma conferência de imprensa para revelar pormenores sobre a campanha de abertura e também de Natal, programada para o primeiro mês de funcionamento do centro comercial.
Mediatrust planeou, produziu e organizou a cerimónia de inauguração, que incluiu o design dos convites, envio e receção das confirmações (num total de cerca de 700 convidados de várias nacionalidades) e, naturalmente, o contato com os meios de comunicação social.
De forma a garantir uma boa cobertura por parte dos media, foram convidadas pela MediaTrust as principais figuras do Governo. Marcaram presença a Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, o secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, Valter Lemos, o governador civil de Setúbal, Macaísta Malheiros, o presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, e outras individualidades do distrito de Setúbal.
Todo o evento foi planeado ao pormenor pela MediaTrust, tendo sido delineados os momentos de chegada de convidados (brindados com ofertas personalizadas do B. Retail Planet), os discursos, o corte da fita, o descerrar de uma placa e o espetáculo de música, luz e cor, que antecedeu um jantar para um conjunto restrito de pessoas.
No dia de abertura ao público, milhares de pessoas quiseram conhecer o B.Retail Planet: o novo planeta das compras. A inauguração oficial e a abertura ao público, tiveram grande destaque na televisão, rádio e imprensa nacional e regional.
De forma a alimentar o interesse do público pelo espaço, pensámos ao detalhe a comunicação das várias ações programadas, com especial incidência para os primeiros fins-de-semana após a abertura, agora numa linha de comunicação mais regional. O espetáculo musical Tim & Companheiros de Aventura, realizado a 8 de Dezembro foi uma das várias ações de animação concretizadas.
Durante o primeiro ano de existência do espaço comercial foram sendo propostas, organizadas e comunicadas pela MediaTrust várias outras ações, de forma a manter os media e o público interessados no projeto. A MediaTrust organizou, por exemplo, uma exposição de aeromodelismo, uma mostra de brinquedos antigos para assinalar o Dia da Mãe, uma ação de lançamento de milhares de balões e uma luta de almofadas para comemorar o Dia da Criança, entre várias outras iniciativas, de forma a ter motivos de notícia e cativar o público.